SOBRE A INSTITUIÇÃO
O Museu Histórico Farroupilha foi fundado em 1953 e tem por objetivo preservar e divulgar a história e o patrimônio cultural do Rio Grande do Sul, com foco na Guerra dos Farrapos, a fim de educar, entreter e envolver os visitantes, promovendo uma compreensão mais profunda do passado e do presente da região.
NOSSA HISTÓRIA FARRAPA
Bento Gonçalves, General Netto, Anita Garibaldi, Giuseppe Garibaldi... esses são alguns dos nomes que entraram no imaginário popular sul-rio-grandense como heróis de um período por vezes esquecido em outros cantos do Brasil - o período da Guerra dos Farrapos, quando o Rio Grande do Sul declarou-se independente do Império do Brasil, formando uma República.
Entre os anos de 1835 e 1845, lutou-se nessas terras contra as forças imperiais. O governo central era visto pelos farrapos, nome dado aos revoltosos, como injusto com o Rio Grande do Sul, fato que desencadeou na Proclamação da Independência da então província, com a formação de uma república, em 11 de setembro de 1836.
Aqui no Museu Histórico Farroupilha mantemos viva a história da Revolução, preservando esse importante legado cultural do Rio Grande do Sul e do Brasil.
EXPOSIÇÃO "VULTOS RIO-GRANDENSES"
Coleção TcheVoni
LOCALIZAÇÃO
Localizado na histórica cidade de Piratini, a primeira e última capital da República Rio-Grandense, o Museu possui, em seu acervo, mais de duas mil peças relacionadas à Guerra dos Farrapos e a temas diversos.
O MUSEU HISTÓRICO FARROUPILHA é uma instituição da
Secretaria de Estado da Cultura (Sedac).